Menu

domingo, 19 de novembro de 2017

ATIVIDADES DE ARMAZENAGEM (ESTOCAGEM)

É a execução de um conjunto de métodos e  técnicas  de guarda, preservação e disposição racional do material nos setores e unidades de estocagem.

ü  Após o recebimento do material, e sua aceitação pela empresa, ocorre a atividade de estocagem, que conduz o material recebido, e até então alocado provisoriamente na área de recebimento, ao seu local definitivo. Neste local, enquanto durar o prazo de estocagem, ele será constantemente, verificado quanto a seus aspectos de embalagem e identificação, e periodicamente, quanto a seu prazo de validade (se aplicável) e quantidades através de inventários. A atividade de estocagem proporciona a movimentação planejada dos materiais pelas áreas dos armazéns, visando garantir a maximização dos espaços, a facilidade de separação, a integridade física e a acuracidade dos dados de quantidade e local.



ü  Os erros mais comuns relacionados a esta atividade estão ligados à localização do material, que ocorre quando um item é movimentado fisicamente, mas sua nova posição não é atualizada nos controles, ocasionando perda de tempo na tentativa de localizá-lo quando for necessário. Esta atividade agrega ainda boa parte da responsabilidade da acuracidade dos dados de estoque, sendo que os funcionários a ela ligados, reúnem boas aptidões para condução dos inventários, já que são eles que passam mais tempo em contato com o materiais, fazendo movimentações, arranjos de layout, verificações periódicas do estado físico visual, etc.

sexta-feira, 17 de novembro de 2017

ATIVIDADES DE ARMAZENAGEM (MANUSEIO)

É a execução de um conjunto de métodos e técnicas visando à movimentação e o manuseio, correto e seguro, de materiais, dentro das técnicas recomendadas, desde o recebimento até às áreas de estocagem e quando de sua separação para distribuição às outras Unidades Armazenadoras ou Unidades Consumidoras,  e que envolvem trabalhadores, equipamentos e utensílios, manuais e motorizados, buscando agilidade, redução de custos e tempos, segurança patrimonial e física dos trabalhadores, com a eliminação de acidentes e perdas.



Manuseio de Materiais

* Diretrizes do manuseio de materiais;
* Os equipamentos devem ser os mais padronizados possíveis;
* O fluxo dos materiais deve ser o mais contínuo possível;
*  Sempre que possível, a força da gravidade de ser aproveitada.
 Classificação dos sistemas de manuseio de materiais
 Sistemas mecanizados;
 Manuseio semi-automatizado;
 Manuseio automatizado;
 Sistemas baseados na informação.



segunda-feira, 6 de novembro de 2017

ATIVIDADES DE ARMAZENAGEM (RECEBIMENTO)

Atividades da Armazenagem (Recebimento)

RECEBIMENTO

É a execução de um conjunto de operações que envolvem a identificação do material recebido, o confronto do documento fiscal com o especificado na Proposta-Detalhe, a inspeção qualitativa e quantitativa e a aceitação formal do material, desde que o mesmo esteja de acordo com as normas estabelecidas no Código de Defesa do Consumidor.

*Todo material que chega na empresa deve ser recebido, conferido qualitativamente e quantitativamente, identificado e caso necessário deve ser submetido a testes de recebimento. Esta atividade é fundamental, pois quase sempre é nela que se inicia o processo de rastreabilidade do material através da identificação dos lotes de fornecimento (quando aplicável ) e a denominação do local onde o material iniciará seu processo de movimentação dentro da empresa.
*Em muitas empresas, a atividade de recebimento é realizada simultaneamente com a atividade de registro fiscal, que processa os dados das notas fiscais. Qualquer equívoco nesta etapa inicial ocasionará uma sucessão de erros nas demais etapas e tornará sua identificação mais difícil na medida em que os dados equivocados são utilizados no dia-a-dia. Esta atividade também tem como característica, uma intensa movimentação de materiais, por conta dos descarregamentos de veículos, cargas, palletes, e os deslocamentos necessários entre as áreas da empresa.

Processo de Recepção de Mercadorias

     F      Na portaria (conferência primária),
     F      Registro dos dados constantes na nota fiscal,
     F      Descarga da mercadoria,
     F      Conferência quantitativa (conferência cega),
     F      Conferência qualitativa (padrão inspeção, amostragem),
     F      Análise das avarias e divergências (possível devolução),
     F      Registro Fiscal e atualização dos registros de estoque, de compras e do contas a pagar,
     F      Liberação do transportador,
     F      Endereçamento e movimentação dos materiais.