Menu

sábado, 30 de maio de 2015

Gerenciamento de Armazenagem

Gerenciamento de Armazenagem

Ao contrario do que  muitos acreditam, não basta apenas o conhecimento das dimensões da área, do piso e o arranjo físico, para o gerenciamento técnico da prestação de serviço de armazenagem.

Dimensões: medidas internas e pé direito do armazém:

Planta: informações constantes da planta baixa do prédio, aonde se identificam escritórios, instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias, pontos de iluminação e respectiva capacidade, rede de combate a incêndio, etc.

Layout operacional: arranjo físico de uma área de armazenagem, levando encontra a separação de pilhas, acessibilidade dos volumes e os fluxos de tráfego de equipamentos. Um bom layout, combinado a fluxos previamente planejados oferece varias vantagens, para definir um bom layout  operacional de um armazém, deve-se levar em conta:
Quantidade, medidas e localização das portas (docas):
Disposição e largura das ruas e travessas;
Total das áreas de armazenagem destinadas ao empilhamento de mercadorias (Praça);
Cada uma das zonas de empilhamento na praça, após descontar os corredores e outros espaços não disponíveis (Coxias);
Área reservada para a guarda de mercadorias de alto valor agregado (Xadrez);

Condições e Resistência estrutural do piso: limite máximo de peso que um metro quadrado do piso pode suportar sem se deteriorar por compressão.

 Capacidade estática: limite máximo nominal de cargas que uma área pode receber simultaneamente, expressa em toneladas, pode-se calcular facilmente a capacidade estática, multiplicando a área do piso pela resistência estrutural. Por exemplo:
Área de piso= 120 m x 40 m = 4.800 m2²
Resistência estrutural do piso = 10,0 t/m²
Capacidade Estática = 4.800 m² x 10 t/m² = 48.000 tons

Área Útil da Armazenagem: conjunto total de espaços realmente destinados à armazenagem e não a área total do piso. Para se calcular a área útil vai utilizar o exemplo anterior:
Área do piso = 120 m x 40 m = 4.800 m²;
Atendendo a Norma Regulamentadora nº 11 (11.3.3), os materiais empilhados devem ficar afastados das estruturas laterais de pelo menos 0,50 m; Teremos então como área efetiva para empilhamento = 118 m x 38 m = 4.484 m²;
E para se calcular a área total da armazenagem deve-se levar em conta, a área dos corredores, dos escritórios, sanitários e outras funções administrativas.

Altura de empilhamento: a utilização eficaz do espaço vertical é decisiva na definição da capacidade de uma área de armazenagem, os empilhamentos devem ser feitos tão altos quanto possíveis, com o emprego de paleteiras equipadas com torres altas ou empilhadeiras triplex.

Fator de Estiva: é o espaço ocupado por uma tonelada de uma determinada mercadoria, expresso em m³ por tonelada. Fator de Estiva médio: 263/100 = 2,63 m³/T.

Após analisar os fatores que afetam a Capacidade Estática de um armazém: a Praça Útil, a Altura Média de Empilhamento e o fator de Estiva, podemos dizer que:

Capacidade Estática =  Praça Útil x Altura de Empilhamento
                                     ______________________________
                                                  Fator de Estiva Médio

Fatores que afetam a Capacidade de Armazenagem

Quebra de espaços e Índices para Empilhamento: todos os espaços perdidos para a armazenagem, deixados entre e ao redor dos lotes de carga armazenados. Para se calcular uma Quebra de Espaços, vamos usar o exemplo de um lote de sacaria de café de 80 tons, o espaço ocupado pelo lote é 7,2 m x 5, 6 m e 4, 0 m de altura, com lotes mais próximos a 1,0 m: [(7,2+0,5) x (5,6 + 0,5)] x 4m = [7,7 x 6,1] x 4m=46,97 x 4m = 187,88 m³, quebra de espaço:

1 tonelada ocupa 187,88 = +/ - 2,35 m³
                               80

Tempo Médio de Permanência: esta relacionada ao giro da área. Na gestão da armazenagem, o que interessa saber é que quantidade de carga pode ser movimentada no armazém ao longo de um determinado período. Por exemplo, considerando que a capacidade Estática para uma mescla típica de cargas armazenadas seja de 4.500 toneladas, qual seria a Capacidade Dinâmica Anual se o tempo médio de permanência fosse de 6 dias?

4.500 x 365 dias = 273.750 tons
    6

Fatores de Segurança: nunca exceder a capacidade de içamento dos equipamentos, nunca cobrir com pilhas os dutos de ventilação, nunca permitir que a altura excessiva deixe a pilha instável, nunca formar zonas de empilhamento em áreas sujeitas a umidades  ou incompatíveis com a natureza das mercadorias, entre outras...


Nenhum comentário:

Postar um comentário