Gestão das Operações de Armazenagem
A gestão das operações de Armazenagem , como em qualquer outra atividade gerencial, divide-se em diferentes tarefas administrativas, tais como: mapeamento das áreas e definição de estratégias, definição de métodos de consolidação, programação dos recebimentos, manutenção dos inventários, entre outros.
Taxa de ocupação das áreas de armazenagem: pode ser utilizada regularmente para controlar a utilização das áreas de armazenagem, é calculada a partir da seguinte formula:
Taxa de Ocupação= Tonelagem em Armazenagem x 100
________________________
Capacidade Estática
Métodos de Trabalho: os métodos de trabalho devem ser escritos em manuais, normatizando os procedimentos. Cada área de armazenagem deve ser dividida em zonas de empilhamento, levando em conta, a dimensão da área, diferentes tipos de cargas, tamanho médio dos lotes e tipo de equipamentos utilizados.
Regras de Ouro na Armazenagem: manter a largura e a disposição para os corredores, manter o armazém limpo e arrumado, estabelecer fluxos adequados e sinalizados, certificar que áreas de segurança sejam mantidas livres, cargas valiosas em zonas seguras, inspeções regulares nas cargas armazenadas e informar imediatamente a quem de direito sobre ocorrências de acidentes e/ou avarias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário