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segunda-feira, 3 de julho de 2017

Custos de Transportes


O transporte é considerado como um dos sub-processo  mais relevantes da Logística e deve corresponder às expectativas previstas em termos de qualidade:

*Fazer com que o produto chegue ao seu destino final sem qualquer tipo de avarias;

*Cumprir os prazos previstos, evitando, assim, transtornos ao cliente;

*Entregar a mercadoria no local certo, bem como facilitar o processo de descarga para o cliente;

*Investir no aprimoramento dos processos, possibilitando, assim, executar o processo de forma mais ágil;
Reduzir os custos de entrega, levando‐se em consideração a satisfação do cliente e os benefícios gerados para a organização.

*Distância: é o que tem maior influência no custo, pois afeta os custos variáveis. Embora a relação custo / distância seja considerada linear, ou seja, quanto maior a distância, maior o custo total, mas o custo de frete por quilômetro rodado diminui, gradualmente, com a distância, em função de os custos fixos permanecerem os mesmos;

*Volume: segue o princípio da economia de escala, ou seja, o custo do transporte unitário diminui à medida que o volume da carga aumenta. Com carga consolidada e ocupação completa da capacidade do veículo, tem‐se uma diluição dos custos por unidade transportada;

*Densidade: é a relação entre peso e volume e incorpora considerações de peso a ser transportado e espaço a ser ocupado. Um veículo, normalmente, é mais restrito quanto ao espaço do que quanto ao peso. Em termos logísticos, para melhor aproveitamento da capacidade do veículo, deve‐se aumentar a densidade da carga. Esses custos devem ser balanceados com os custos dos sistemas de carga/descarga, no intuito de minimizar o custo total;

*Responsabilidade: o grau de responsabilidade está relacionado à questão do risco e incidência de reclamações, contemplando as características da carga a ser transportada, tais como: suscetibilidade de avarias, de roubo, de combustão ou explosão espontânea, riscos de deterioração e produtos com alto valor agregado (seguro da carga);

*Mercado: os custos de frete são influenciados por fatores de mercado, tais como sazonalidade das movimentações dos produtos, intensidade e facilidade de tráfego, nacional ou internacional, entre outros. A existência de carga em rotas de retorno, por exemplo, pode reduzir o custo do frete por unidade de peso. Se isso não ocorre e o veículo volta vazio, o custo de retorno irá onerar o custo da viagem inicial.


No Brasil aconteceu uma inacreditável falta de gestão de politicas publicas nos meios de transportes do país. A partir da década de 50, a prevalência do modelo rodoviário e simultâneo sucateamento da rede ferroviária, que tinha custos de implantação e manutenção muito menores.

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