Indicadores de
desempenho logístico são parâmetros de desempenho, que agregam informações
necessárias para definir o processo estratégico e decisório dentro da empresa,
identificando os pontos críticos que comprometem o desempenho do processo.
Serve de apoio para implementação da
gestão do processo de melhoria e mudança organizacional. Tem também como foco sinalizar o cumprimento dos objetivos
traçados pelo planejamento estratégico.
Os indicadores mais usados nos
sistemas logísticos são referentes ao ciclo de pedidos, disponibilidade de
estoque, restrições ao tamanho do pedido, freqüência de entrega, confiabilidade
da entrega, qualidade da documentação, procedimentos para reclamações,
atendimento completo do pedido, suporte e informação sobre a posição do pedido.
Os indicadores de desempenho ajudam
também no suporte da gestão de qualidade, pois são úteis a ela no que consiste
ao controle e identificação das necessidades e melhoria de seu desempenho,
olhando para a satisfação das necessidades dos grupos de influência da empresa.
Segundo Juram e Gryjma (1998) “sem
controle não há administração e sem medição não a controle”.É possível observar
a importância da medição de desempenho como atividade de verificação e
entendimento da realidade organizacional.A relação entre indicadores e
qualidade promove uma estrutura de excelência em logística.. Muitas
empresas estão em foco na concentração em seus esforços na melhoria de suas
atividades logísticas, para ajudar a diminuir custos globais.
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