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quinta-feira, 29 de junho de 2017

Balanced Scorecard

O BSC é uma nova abordagem para administração estratégica, desenvolvida por Robert Kaplan e David Norton em meados de 1990. Reconhecendo algumas fraquezas e incertezas da abordagem prévia da administração, a abordagem do BSC provê uma prescrição clara sobre o que as empresas deveriam medir para equilibrar a perspectiva financeira. É um sistema de gestão - não apenas um sistema de medidas - que habilita as organizações a clarear sua visão e estratégia e traduzi-las em ações.
*O BSC se constitui num mecanismo para a implementação da estratégia e não para sua formulação.
* BSC complementa o planejamento, pois traduz a missão e as estratégias das empresas num conjunto abrangente de medidas de desempenho que serve de base para um sistema de medição e gestão estratégica.
*CONCRETIZANDO A VISÃO
*No Intuito de levar ao sucesso financeiro
*Necessárias para gerar benefícios únicos ao clientes
*Constituir competências estratégicas
*Equipar e treinar nosso pessoal....
*Estrutura do Balanced Scorecard

As Quatro Perspectivas:
*Financeira
*Cliente
*Processos Internos
*Aprendizado e Crescimento
A elaboração do BSC deve ser um incentivo para que as unidades de negócios vinculem seus objetivos financeiros à estratégia da empresa.















Perspectiva Financeira
Os objetivos financeiros servem de foco para os objetivos e medidas das outras perspectivas do BSC.
“Para sermos bem-sucedidos financeiramente, como deveríamos ser vistos pelos nossos acionistas?”
Objetivos / Indicadores / Metas / Iniciativas
Indicadores:
*Lucro;
*Crescimento e Composição da Receita;
*Redução de Custos;
*Melhoria da produtividade;
*Incremento e Utilização dos Ativos;
*Estratégia de Investimento / Redução dos Riscos.

Perspectiva dos Clientes
Na perspectiva dos clientes do BSC, as empresas identificam os segmentos de clientes e mercado quais desejam competir.
Esses segmentos representam as fontes que irão produzir o componente de receita dos objetivos financeiros da empresa.
“Para alcançarmos nossa visão, como deveríamos ser vistos pelos nossos clientes?”
Objetivos / Indicadores / Metas / Iniciativas
Indicadores:
*Participação no mercado (market share);
*Retenção de clientes;
*Aquisição de novos clientes;
*Satisfação dos clientes;
*Rentabilidade dos clientes;
*Vetores de desempenho dos resultados fornecidos aos clientes:
*Qualidade do produto;
*Relacionamento com clientes;
*Imagem e reputação.

Perspectiva dos Processos
Para a perspectiva dos processos internos da empresa, devemos identificar os processos mais críticos para a realização dos objetivos dos clientes e acionistas, depois de formular objetivos e medidas para as perspectivas financeiras e do cliente.
“Para satisfazermos nossos acionistas e clientes, em que processo de negócios deveu alcançar a excelência?”
Objetivos / Indicadores / Metas / Iniciativas
Perspectiva dos Processos
A Cadeia de Valores dos Processos Internos:
*Inovação: desenvolvimento de novos produtos e processos;
*Operação: produção, distribuição, vendas;
*Serviços pós-venda: assistência técnica, solicitações do cliente.
A quarta e última perspectiva do BSC desenvolve objetivos e medidas para orientar o aprendizado e o crescimento organizacional, oferecendo a infra-estrutura que possibilita a consecução dos objetivos estabelecidos nas outras três perspectivas.
“Para alcançarmos nossa visão, como sustentaremos nossa capacidade de mudar e melhorar?”
Objetivos / Indicadores / Metas / Iniciativas

Perspectiva de aprendizado e crescimento
O aprendizado e crescimento são aspectos-chave porque formam a base da melhoria da qualidade e da inovação.
Proporciona a base necessária para obtenção dos objetivos
Uma empresa pode funcionar muito bem do ponto de vista financeiro, ter boas relações  com os clientes e contar com excelentes processos, mas se outra empresa obtiver vantagens semelhantes, isso nada adiantará.
Não se deve ficar acomodado com o desempenho atual, ainda que seja satisfatório.
É importante entender que seremos superados pelos concorrentes se não mudarmos e não aperfeiçoarmos continuamente e mais rapidamente que “eles”.
Dar-se conta de que a fonte de crescimento e aprendizado são os funcionários da empresa – “somente graças a eles é possível continuar melhorando as operações”.
*Capacidades dos funcionários:
*Satisfação dos funcionários
*Retenção de funcionários
*Produtividade dos funcionários.
*Capacidades dos Sistemas de Informação
*Motivação e Alinhamento

Integração das medidas do Balanced Scorecard à Estratégia
Porque é importante elaborar um scorecard para comunicar a estratégia de uma unidade de negócios?
*Visão de futuro;
*Contribuição dos funcionários;
*Foco aos esforços de mudança.
Sua organização tem uma estratégia?
A Estratégia é bem compreendida na organização?
A Estratégia é “operacionalizada”?
A Estratégia é uma visão a curto prazo ou a longo prazo?

As organizações estão percebendo que medir a performance ajuda a:
*Quantificar ou pelo menos estimar os valores futuros;
*Detectar os pontos fortes e fracos dos processos do negócio;
*Monitorar a performance dos esforços de melhoria;
*Tomar decisões estratégicas.

Referencias:


KAPLAN, Robert S. e NORTON, David P. A estratégia em ação. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

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