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segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Conceitos básicos ao transporte

Embarcador ou Expedidor – PF ou PJ que celebra o contrato de transporte com o transportador;
Consignatário – PF ou PJ legitimamente autorizada a receber a mercadoria no local de entrega
Volume indivisível – volume unitário contendo mercadorias indivisível – transferência e movimentação
Carga Fracionada – volumes de carga solta : sacos, fardos, tambores, barris, engradados, etc.
Carga unitizada – Lote formado por diversos pequenos volumes de carga fracionada
Pallet (ou palete) – estrado com madeiras para os garfos de empilhadeiras – madeira ou materiais sintéticos.
Pode agrupar e fixar as mercadorias com filme a quente (Skrink wrap) ou cintas de aço, poliéster, nylon ou outros materiais
Pré-linguado – rede especial resistente, manufaturada com fios de poliéster, nylon outros compostos – unitizar mercadorias ensacadas ou empacotadas.
Contêiner – caixa de aço ou material resistente, destinada a acondicionar mercadorias para transporte:Inviolabilidade e rapidez.
Atende igualmente as condições e Legislação Brasileira e Convenção internacionais
Contêiner não se constitui em embalagem e sim em acessório do veículo transportador.
O Contêiner deve ter os seguintes requisitos:
Caráter permanente;
*Ser projetado de forma a possibilitar a sua movimentação em diferentes modais;
*Possuir dispositivo que facilite a sua transferência de veiculo;
*Ser projetado para fácil enchimento ou retirada (ova e desava);
*Ser facilmente acessível à inspeção aduaneira, sem possibilidades de ocultar mercadorias.
House to House (Door to Door) – ao alcance do transporte; – Porta-a-Porta
A mercadoria será recebida pelo transportador no seu local de origem ou de interesse do embarcador e liberada no destino final onde o consignatário desejar
Pier to Pier – Porto-a-Porto – antes do transportador principal (maior percurso) receber a mercadoria já houve transporte anterior. Despesas do embarcador
Pier to House – Porto na origem  - já houve um transporte antes do transportador principal – este após recebê-la a entregará no seu destino final –expressão Porta no destino
House to Pier – Situação inversa à anterior – Porta na origem – O Transportador principal irá buscar a mercadoria no seu local de origem, após haverá um transporte adicional antes de ser recebida pelo consignatário.
Contrato de Transporte – documento que expressa a relação entre o transportador e o usuário
Contém:
*apólice de seguro;
*contrato de compra e venda;
Direitos e deveres;
*valor;
*locais de origem e entrega.
Conhecimento de Transporte - (Bill of Lading) – é a prova da existência do contrato de transporte.
Serve também como prova de entrega da mercadoria;
É um titulo de propriedade negociável.

Formas e Modais de Transporte

Formas de Transporte

Decreto n° 80.145/77 – revogado ( Artigo 14), apresenta as definições e modos de transporte:
Unimodal – carga é transportada utilizando único veículo, com apenas um contrato de transporte;
Sucessivo – para alcançar o destino final é necessário a utilização de um ou mais veículos da mesma modalidade, mais de um contrato de transporte;
Segmentado – intermodal – utilizam-se veículos diferentes, uma ou mais modalidades, vários estágios, com contratos separados.
Diferentes transportadores que terão seu cargo a condução da unidade da origem ao destino final.
Qualquer atraso pode gerar perda do outro transporte, gerando frete morto.
Multimodal – Carga é transportada em todo o percurso, uma ou mais modalidades; com único contrato e uma única apólice de seguro.
A movimentação da mercadoria – prévia coleta e unitização e eventuais operações de entrega final não caracteriza a Multimodalidade.

Modos ou Modais de Transporte

Rodoviário – carga transportadas em rodovias – caminhões, carretas, ect.
Ferroviário – carga transportadas em ferrovias em vagões fechados, plataformas, ect.
Fluvial/Lacustre (Hidroviário) – carga é transportada em embarcações, através de rios, lagos ou lagoas.
Marítimo - carga transportadas em embarcações pelos mares e oceanos;
Aquaviário – abrange em uma só definição os modais marítimo e hidroviário;
Aéreo – a carga é transportada em aviões, através do espaço aéreo.
Dutoviário – sempre na forma de granéis sólidos, líquidos ou gasoso, a carga é transportada através de dutos.
As principais variáveis de decisão para a seleção dos modais são:
*Natureza e características da mercadoria;
*Tamanho do lote;
*Restrições do modal;
*Disponibilidade e frequência do transporte;
*Tempo de transito;
*Valor do frete;
*Índice de faltas e/ou avarias (taxas de sinistralidade);
*Nível de serviços prestado.
O tempo de transito afeta diretamente o prazo do ressuprimento:
Qualquer atraso pode paralisar uma linha de produção, caso o estoque de reserva seja baixo.
A possibilidade de avarias aumenta com a quantidade de movimentações e transbordos.
A fragilidade da mercadoria pode justificar a escolha de um modal.
A sofisticação dos serviços pode sinalizar para sistemas de posicionamento geográfico instantâneo ao longo do percurso.

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