Menu

sábado, 1 de agosto de 2015

SISTEMAS DE TRANSPORTE NO BRASIL

Transporte 

Deslocamento de pessoas e pesos de um local para o outro.
*Nos primórdios da humanidade os pesos eram transportados pelo próprio homem;
*Avento da agricultura e aumento da troca de mercadorias;
*Invenção da Roda;
*Construção de veículos puxados por animais;
*Povos ribeirinhos e litorâneos – construção de jangadas, barcos de papiro, juncos e outros. *Embarcações movidas a braços (remo) ou vela;
*Revolução Industrial – Máquina á vapor, aço no lugar da madeira;
*Embarcações mais velozes e redução de custos;
*No início do séc. XX – máquinas voadoras mais pesadas que o ar;
Hoje, diversos modos de transportes: Rodoviário, Ferroviário, Fluviolacustre, Marítimo, Aéreo, Dutoviário.

Geopolítica de Transportes

Antecedentes Geográficos Brasileiros

Brasil = 8.511.965 km2
47,7% do continente sul-americano
*Norte: Planalto das Guianas e Sera Imeri
*Noroeste: Floresta Amazônica e Bacia Hidrográfica do Rio Amazonas com aproximadamente 24.000Km
*Oeste: Cordilheira dos Andes
*Sudoeste: Planície do Pantanal e Sistema Hidroviário dos rios Paraná e Paraguai.
*Sul: Ligações rodoviárias e fluviais com Uruguai e a Argentina.
*Leste: Oceano Atlântico – 7.408km de extensão de fronteira praiana.
Até 500km do litoral:
*Estão todas as concentrações urbanas com mais de 1.000.000 de  habitantes. À exceção de Brasília e Manaus;
*Todas as refinarias de petróleo, exceto a de Manaus;
*95% de toda a produção industrial
*87% do consumo de energia elétrica;
*83% de toda a população do país;
*78% de todas as receitas da União;
*75% das rodovias pavimentadas.

Transportes – um fator de  custo

Atividade do transporte: um dos elementos mais importantes da composição do custo logístico;
Nações  desenvolvidas
60% do gasto logístico;
9 a 10% - Produto Nacional Bruto.

Custo Implantação no Brasil por Km

Rodovia
Ferrovia
      Hidrovia
   R$ 600.000,00
   R$ 700.000,00
R$ 100.000,00

Fonte: Geipot 2000

Comparativos do Custo  Energético 

Bristih Chamber Of Commerce (1997)

Inglaterra / EUA

Custo Médio Transporte Marítimo: 1 tonelada = US$ 36.00
               Transporte Aéreo:1 tonelada = US$ 1.700,00

O modal aéreo só é viável quando:

Tempo de trânsito;
Altamente suscetível a perecibilidade;
Possui elevado valor unitário.

Comparativo do Custo Energético – Transportes

Matrizes de Transporte  no Mundo 

                           Matriz Norte Americana

*Sistema fluvial Mississipi/Missouri – eixo norte-sul
*Sistema ferrovia Transpacific Union – eixo leste-oeste
*Fronteira Canadense – Grandes Lagos “Canais”.
*EUA – País do Automóvel – NÃO admite o transporte
massivo de cargas via RODOVIÁRIA.

                                 Matriz Européia

*Histórico: Expansão Marítimo do Mediterrâneo
“ As Grandes Navegações, o famoso Mare Nostrun”
*3.000 a.C: Egípcios – construíram os primeiros navios troca de papiros e trigos
*2.000 a.C: Fenícios – aprenderam a arte náutica e dominavam o Mediterrâneo.
*Gregos – estabelecem a hegemonia  marítima reduzindo o Poder fenício até a Conquista dos Romanos em 64 a.C.
*Romanos – estenderam seus domínios até o mar do norte e fundaram Londres.
*Hidrovia – 1993 foi concluída a ligação Reno – Meno – Róclano.Criando inúmeras alternativas de transporte;
*Ferroviária subaquática – 1994 – Eurotúnel – ligação da França e Inglaterra, sob as águas do Canal da Mancha.

                                 Matriz Asiática

 História Chinesa
*Interior – continentalidade, Mulhada milenar e segurança no
abastecimento;
*Litoral – hegemonia nos mares, conquista e colonização de vastas
regiões.
História Japonesa
*navegação – imposição geográfica;
*Trigres Asiáticos
*Mar – via natural e estratégico de desenvolvimento.
                               
                                 Matriz Sul Americana

 Brasil
*custo interno do transporte – dobro do verificado em países de dimensões semelhantes;
*Grande parte da economia na faixa costeira;
*Eixo Norte-Nordeste e Sul-Sudeste;
*Conexão terrestre das regiões gera custos elevados com o transporte.
Mercosul
*Paraguai, Uruguai, Argentina e Brasil (dimensões continentais)
*Privilegiam o modo rodoviário em detrimento da ferrovia e da hidrovia.

                                   Comparativo de Modais – Brasil x outros países
                                                           Valor agregado

Países
Aquavia
Ferrovia
Rodovia
Alemanha
29
53
18
Canadá
35
52
13
EUA
25
50
25
França
17
55
28
Rússia
13
83
04
BRASIL
13,86
20,86
60,49

Nenhum comentário:

Postar um comentário