Deslocamento de pessoas e pesos de um local para o outro.
*Nos primórdios da humanidade os pesos eram transportados pelo próprio homem;
*Avento da agricultura e aumento da troca de mercadorias;
*Invenção da Roda;
*Construção de veículos puxados por animais;
*Povos ribeirinhos e litorâneos – construção de jangadas, barcos de papiro, juncos e outros. *Embarcações movidas a braços (remo) ou vela;
*Revolução Industrial – Máquina á vapor, aço no lugar da madeira;
*Embarcações mais velozes e redução de custos;
*No início do séc. XX – máquinas voadoras mais pesadas que o ar;
Hoje, diversos modos de transportes: Rodoviário, Ferroviário, Fluviolacustre, Marítimo, Aéreo, Dutoviário.
Geopolítica de Transportes
Antecedentes Geográficos Brasileiros
Brasil = 8.511.965 km2
47,7% do continente sul-americano
*Norte: Planalto das Guianas e Sera Imeri
*Noroeste: Floresta Amazônica e Bacia Hidrográfica do Rio Amazonas com aproximadamente 24.000Km
*Oeste: Cordilheira dos Andes
*Sudoeste: Planície do Pantanal e Sistema Hidroviário dos rios Paraná e Paraguai.
*Sul: Ligações rodoviárias e fluviais com Uruguai e a Argentina.
*Leste: Oceano Atlântico – 7.408km de extensão de fronteira praiana.
Até 500km do litoral:
*Estão todas as concentrações urbanas com mais de 1.000.000 de habitantes. À exceção de Brasília e Manaus;
*Todas as refinarias de petróleo, exceto a de Manaus;
*95% de toda a produção industrial
*87% do consumo de energia elétrica;
*83% de toda a população do país;
*78% de todas as receitas da União;
*75% das rodovias pavimentadas.
Transportes – um fator de custo
Atividade do transporte: um dos elementos mais importantes da composição do custo logístico;
Nações desenvolvidas
60% do gasto logístico;
9 a 10% - Produto Nacional Bruto.
Custo Implantação no Brasil por Km
Rodovia
|
Ferrovia
|
Hidrovia
|
R$ 600.000,00
|
R$ 700.000,00
|
R$ 100.000,00
|
Fonte: Geipot 2000
Comparativos do Custo Energético
Bristih Chamber Of Commerce (1997)
Inglaterra / EUA
Custo Médio Transporte Marítimo: 1 tonelada = US$ 36.00
Transporte Aéreo:1 tonelada = US$ 1.700,00
O modal aéreo só é viável quando:
Tempo de trânsito;
Altamente suscetível a perecibilidade;
Possui elevado valor unitário.
Comparativo do Custo Energético – Transportes
Matrizes de Transporte no Mundo
Matriz Norte Americana
*Sistema fluvial Mississipi/Missouri – eixo norte-sul
*Sistema ferrovia Transpacific Union – eixo leste-oeste
*Fronteira Canadense – Grandes Lagos “Canais”.
*EUA – País do Automóvel – NÃO admite o transporte
massivo de cargas via RODOVIÁRIA.
Matriz Européia
*Histórico: Expansão Marítimo do Mediterrâneo
“ As Grandes Navegações, o famoso Mare Nostrun”
*3.000 a.C: Egípcios – construíram os primeiros navios troca de papiros e trigos
*2.000 a.C: Fenícios – aprenderam a arte náutica e dominavam o Mediterrâneo.
*Gregos – estabelecem a hegemonia marítima reduzindo o Poder fenício até a Conquista dos Romanos em 64 a.C.
*Romanos – estenderam seus domínios até o mar do norte e fundaram Londres.
*Hidrovia – 1993 foi concluída a ligação Reno – Meno – Róclano.Criando inúmeras alternativas de transporte;
*Ferroviária subaquática – 1994 – Eurotúnel – ligação da França e Inglaterra, sob as águas do Canal da Mancha.
Matriz Asiática
História Chinesa
*Interior – continentalidade, Mulhada milenar e segurança no
abastecimento;
*Litoral – hegemonia nos mares, conquista e colonização de vastas
regiões.
História Japonesa
*navegação – imposição geográfica;
*Trigres Asiáticos
*Mar – via natural e estratégico de desenvolvimento.
Matriz Sul Americana
Brasil
*custo interno do transporte – dobro do verificado em países de dimensões semelhantes;
*Grande parte da economia na faixa costeira;
*Eixo Norte-Nordeste e Sul-Sudeste;
*Conexão terrestre das regiões gera custos elevados com o transporte.
Mercosul
*Paraguai, Uruguai, Argentina e Brasil (dimensões continentais)
*Privilegiam o modo rodoviário em detrimento da ferrovia e da hidrovia.
Comparativo de Modais – Brasil x outros países
Valor agregado
Países
|
Aquavia
|
Ferrovia
|
Rodovia
|
Alemanha
|
29
|
53
|
18
|
Canadá
|
35
|
52
|
13
|
EUA
|
25
|
50
|
25
|
França
|
17
|
55
|
28
|
Rússia
|
13
|
83
|
04
|
BRASIL
|
13,86
|
20,86
|
60,49
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário