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segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Gestão de Estoques (LOGÍSTICA)

Como premissa básica, define-se que o principal objetivo de uma empresa é MAXIMAR O LUCRO SOBRE O CAPITAL INVESTIDO, seja ele em fábricas, equipamentos, financiamento de vendas, reserva de caixa ou em estoques. Para a empresa obter o lucro máximo, ela deve usar o capital de modo que este não permaneça inativo. Assim sendo, o dinheiro investido em estoques deve ser o mínimo necessário para suprir a produção e manter o bom atendimento aos clientes.
A otimização de investimento em estoque é obtida através de melhoria na eficiência de planejamento e é fator primordial para a redução da necessidade de capital para o estoque.
O grande desafio está em se conseguir o equilíbrio da redução de estoques, sem causar impactos na produção e vendas, e sem aumentos de custos. Teorias e conceitos antigos, como a do Lote Econômico de Compras, tiveram que ser reavaliados e atualmente, em razão da escassez de recursos financeiros e das altas taxas de juros, tornam-se inviáveis.
Para as empresas, tradicionalmente as áreas de Produção e Comercial, sempre foram tratadas como de maior importância do que a de Materiais por serem consideradas como objetivo final. No entanto, que área da empresa pode causar paradas de produção por falta de estoque e conseqüente perdas de vendas por falta de produto? Logística, é claro (sempre considerando a interação com as demais áreas).

Integração como fator de sucesso
Para o bom andamento do processo logístico de uma empresa, garantia de reduções de custo e melhoria de produtividade, é fundamental uma perfeita integração das áreas envolvidas no processo de administração de materiais (Compras, PCP, Almoxarifado, Produção, Expedição etc).
Empresas formadas por “mini-empresas” (cada departamento se preocupa só com o que é de sua responsabilidade), estão sujeitas ao insucesso, ao prejuízo financeiro e ao fechamento.

Preço como fator de competitividade
O preço de um produto é um dos fatores de maior peso em sua competitividade, visto que qualidade e prazo de entrega tem que ser, no mínimo, igual a concorrência.
O cuidado está em diferenciar preço de custo.
Preço: valor em dinheiro pago por uma matéria prima, produto, serviço etc
Custo: é o preço + outros valores agregados (impostos, despesas indiretas etc);
Ou seja, a principal estratégia é diminuir custo, o que consequentemente irá reduzir o preço.

Fatores de pressão da mudança da Logística
A modernização dos meios de comunicação tem sido um dos principais fatores para que as empresas busquem melhorias nos seus processos logísticos.
As compras via internet, por exemplo, eliminam diversas etapas de um processo de administração de materiais, bem como mão de obra. Outro exemplo é o vendedor na televisão, ofertando seu produto a milhares (ou milhões) de consumidores ao mesmo tempo.
Observe-se então a necessidade de uma Logística mais criativa, mais moderna, mais agressiva, mais preparada a mudanças e com estratégias bem planejadas.

Resultados esperados
A partir dos conceitos mencionados, o que se espera da LOGÍSTICA?
- resposta mais eficiente ao consumidor ou cliente final
- redução de custo nos itens de produção
- aumento de produtividade
- melhoria ou ganho de competitividade


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