Menu

sábado, 15 de agosto de 2015

Corrida de cavalos abriu uma estrada em Sumaré

No principio do século havia uma raia de corridas, na atual Rua Angelo Ongaro, antiga estrada de Monte Mor e Antonio do Valle Mello era um entusiasta dessas corridas.
Para se ir a Nova Odessa tinha que dar uma volta lá por cima e passar na segunda passagem de nível da Paulista, onde a estrada passa hoje por baixo da linha férrea. 
Attilio Foffano queria que fosse aberta uma passagem paralela à ferrovia, a fim de encurtar o caminho, mas essas terras eram a invernada de Antonio do Valle Mello, que, como é natural, não gostava que estradas passassem pela sua fazenda.
Attilio resolveu usar de um estratagema. Era amigo de Valle Mello e sabia do seu gosto pelas corridas de cavalo. Tinha o cavalo que comprara de Pedro Bueno e desafiou Valle Mello para uma aposta, que foi aceita. Fez uma propaganda muito grande dessa corrida em Nova Odessa, Americana e Santa Barbara e disse a Antonio do Valle Mello: "Como é Antonio, vamos abrir uma porteira no seu  terreno e assim fica mais fácil para o povo de Americana e Nova Odessa vir assistir a corrida, por que dar a volta.
Antonio concordou. Depois daquela corrida vieram outras. Aquela passagem nunca mais pode ser fechada. Se a impediam o povo abria novamente.
Naquela memorável corrida, os cavaleiros eram José Maria Miranda, no cavalo de Attilio Foffano e Benedito Amaral no de Valle Mello.

Nenhum comentário:

Postar um comentário