Para se ir a Nova Odessa tinha que dar uma volta lá por cima e passar na segunda passagem de nível da Paulista, onde a estrada passa hoje por baixo da linha férrea.
Attilio Foffano queria que fosse aberta uma passagem paralela à ferrovia, a fim de encurtar o caminho, mas essas terras eram a invernada de Antonio do Valle Mello, que, como é natural, não gostava que estradas passassem pela sua fazenda.
Attilio resolveu usar de um estratagema. Era amigo de Valle Mello e sabia do seu gosto pelas corridas de cavalo. Tinha o cavalo que comprara de Pedro Bueno e desafiou Valle Mello para uma aposta, que foi aceita. Fez uma propaganda muito grande dessa corrida em Nova Odessa, Americana e Santa Barbara e disse a Antonio do Valle Mello: "Como é Antonio, vamos abrir uma porteira no seu terreno e assim fica mais fácil para o povo de Americana e Nova Odessa vir assistir a corrida, por que dar a volta.
Antonio concordou. Depois daquela corrida vieram outras. Aquela passagem nunca mais pode ser fechada. Se a impediam o povo abria novamente.
Naquela memorável corrida, os cavaleiros eram José Maria Miranda, no cavalo de Attilio Foffano e Benedito Amaral no de Valle Mello.
Nenhum comentário:
Postar um comentário