A casa mais antiga de Sumaré é a que fica perto da antiga porteira, na parte de baixo da linha férrea, que hoje são duas casas germinadas na Rua Joaquim Raposeiro 4 e 8. Esta hoje muito modificada, com uma cobertura de cimento na entrada, caixas de luz aparente e um vitro de ferro.
Originalmente ela foi construída de barrote e depois demolida parcialmente, deixando só os esteios para encher de tijolos. Em 1905, João Rohwedder diz que foi forrar esta casa e que ela já era construída de tijolos de Guidotti & Baffino. Ele guardava em sua casa um desses tijolos, que pesava cinco quilos e meio. Calcula João Rohwedder que esta casa tinha mais de 100 anos. Morou lá o Joaquim Raposeiro.
Outras casas antigas, do inicio do seculo, são as que se encontram por volta da esquina da Joaquim Raposeiro a Av.Ultra Fertil e que eram dos Biancalanas. Também a antiga casa de Atilio Foffano na Av Sete de Setembro, esquina da Jorge Chebabi.
Fora do perímetro urbano, as construções mais antigas são: o engenho do Pedroni, as casas de colonos do sitio do Marcello e a sede da Fazenda Sertãozinho.
Fonte: Livro Edição Histórica de Sumaré
Nenhum comentário:
Postar um comentário