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domingo, 5 de julho de 2015

Transporte Marítimo

Evolução da Navegação – Breve Histórico

8.1 – Terminologia Básica ao Transporte Marítimo
8.2 – A cabotagem no Brasil
8.4 – Os fretes Marítimos
8.5 – Conhecimento de Embarque (Biil of Lading –B/L)
8.6 - Principais tipos de Navios
8.7 - Afretamento de Navios
8.8 – Vantagens e Desvantagens

Transporte aquaviário

Fluvial – Lacustre: rios e lagos
Brasil – no transporte interno
Internacional – utilização no MERCOSUL

Marítimo – grandes distâncias, através dos mares
Brasil – Cabotagem – transporte interno
Internacional – longo curso – maior concentração

Cabotagem

È o termo que define o transporte marítimo ao longo da costa brasileira, de Rio Grande do Sul a Manaus

Transporte Marítimo

Implantação de sistemas multimodais de transportes cortando continentes.
De: porto-a-porto
Para: porta-a-porta

Aceleração e crescimento do comércio do internacional

As cinco maiores potências marítimas são nações ricas e desenvolvidas – controlam 60% do total da frota mundial.

75% - dos fretes internacionais são realizados por grandes empresas – compreende: transporte de carga geral e de contêineres.

8.1 – Terminologia Básica ao transporte marítimo

Proprietário de navio: qualquer empresa que investe na construção e/ou compra casco de navios
Armador: empresa mercantil – coloca o navio em operação com tripulação, demais necessidades para operação comercial.
Operador de navio: empresa que opera o navio nas rotas comerciais.
Agente marítimo: procurador – age como mandatário mercantil (proprietário, armador ou operador)
Agente geral: representa os interesses do armador
Agente do navio: representa os interesses do navio.
Agente angariador: responde  pela contratação de publicidade, venda de espaço para a carga nos porões do navio.
Despachante Aduaneiro: pessoa física – responde informações do SISCOMEX. Algumas funções:
Contatar agentes e armador – frete
Assessoria legislativa aduaneiro
Acompanha o embarque e a descarga
Acordo Bilaterais: convênios celebrados entre governos de dois ou mais países.
Ex: Brasil e China.
Serviço Liner: serviços regulares de transporte – rotas regulares
Serviço Tramp: navios que operam sem compromisso de rota ou tráfego – normamente operam no mercado de granéis
Angariamento de carga: feito pelo operador e seu representante.
Linhas diretas: carga embarca em um navio no porto de origem até o porto destino.
Ex: Porto de Santos – Porto na Inglaterra
Transbordos: utilização de grandes rotas e descarregamento em portos intermediário – grande utilização com contêineres.

8.2 – Cabotagem no Brasil

História
Cabotagem MERCOSUL

8.4 – Fretes Marítimos

Composição dos fretes marítimo:

Custos fixos (capital, juros, depreciação...)
Custos variáveis (tripulação, alimentação, combustível...)
Custos portuários diretos: (utilização de equipamentos do porto – carga e descarga)
Custos portuários indiretos: (praticagem, rebocadores...)
Níveis de frete para determinada região:
Condições operacionais dos portos de escala
Volume de cargas disponíveis em ambos os sentidos da rota
Concorrência no tráfego
Níveis de frete por tipo de mercadoria:
Embalagem
Volume ou peso
Tipo de movimentação
Restrições de estivagem
Periculosidade (classe IMO)
Valor (capacidade de pagamento)

8.5 – Conhecimento de embarque (Bill of Lading – B/L)

Documento comercial
Funções: prova de contrato, recibo e título de crédito
Prova de contrato – nome das partes, nome do navio transportador.
Recibo – mercadoria foi embarcada
Titulo de crédito – perfeitamente negociável por endosso.
Via negociável – 1. via.
Características do conhecimento de embarque:
Nome da empresa de navegação.
Nome do embarcador
Nome do consignatário
Parte a ser notificada
Local de emissão
Nome do navio e numero de viagem
Porto e data de embarque/ porto de descarga/local de entrega
Características do conhecimento de embarque:
Valor do frete e local de seu pagamento
Número do conhecimento de embarque e número de vias originais
Marcas e números
Quantidade, tipos dos volumes e suas medidas
Descrição da mercadoria
Número do contêiner

8.6 – Principais tipos de navios

Navios cargueiros
Navio porta-contêineres
Navios Roll-on/ Roll – off
Navios multipropósito
Navios graneleiros (granel seco)
Navios Tanque (granel líquido)
Navios ore -oil

8.7 – Afretamento

Arredondamento de um navio, de seus porões ou de somente um porão.
Para ter o afretamento é necessário:

Fretador: proprietário ou armador de um navio;
Afretador: armador ou exportador que aluga um navio ou parte do mesmo com objetivo comercial.
        Contrato de afretamento:

Casco nu – o fretador transfere a posse do navio sem tripulação, combustível e outros – pagamento de aluguel.

A tempo – o fretador transfere ao afretador as decisões comerciais quanto a um navio com tripulação e abastecido – prazo determinado – pagamento de aluguel.

8.8 – Vantagens e Desvantagens

Vantagens: 
Altíssima eficiência energética
Elevada economia de escala para grandes lotes a longa distância.
Possibilita economicamente o tráfego internacional de commodities
Possibilita reduzir o custo do frete internacional.

Desvantagens: 
Investimento inicial e custo operacional elevados;
Necessidade de grandes frotas modernas;
Pressupõe a existência de portos – obras de engenharia e infra-estrutura caríssimas;
Serviço lento, devido a ocorrer em meio mais denso que o ar;
Os inúmeros manuseios propiciam avarias


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