Menu

quarta-feira, 1 de julho de 2015

Transporte Fluviolacustre

Brasil – utilização das hidrovias = fator fundamental para interiorização e desenvolvimento
Comparativo  = movimentação 10.000 ton.
No Modal Rodoviário = 556 homens, 278 caminhões
No Modal Hidroviário = comboio fluvial – 10 mil ton. com 12 homens em sua tripulação.

Características do Transporte Fluvial

Rotas navegáveis – prioritárias para cargas
Verificação de obras para retificação e a regularização dos leitos dos rios
Implantação de sistemas para a transposição? Dos desníveis existentes, através de obras de eclusagem.


Comboio Fluvial
Vantagens e Desvantagens

Vantagens

Elevada capacidade de transporte, através de rebocadores e empurradores;
Fretes mais baratos  que modais rodoviário e ferroviário;
Custos variáveis bem mais baixos;
Disponibilidade ilimitada;
Faculta o uso da multimodalidade;



Rebocador
Desvantagens

Baixa velocidade;
Capacidade de transporte variável em função do nível das águas;
Rotas fixas;
Necessidade de elevados investimentos de regularização de alguns trechos de rios;
Limitações de ordem jurídica no Brasil : dos 45.000 km de rios navegáveis somente 28.000 são utilizados;
Vias navegáveis interiores do Brasil;



Hidrovias da Bacia Amazônica                                        
Rio Madeira


18.300 km de extensão navegável
Dificuldade de acesso e carência de rodovias.
Importância – rio Madeira

Hidrovias do Nordeste

3000 km extensão navegável;
Destaque Rio Parnaíba.

Sistema Hidroviário Tocantins - Araguaia

Atravessa o Brasil;
2841 km de extensão navegável;
Principais rios Tocantins e Araguaia;
Sistema de interligação;
A malha hidroviária amazônica;
Complexo portuário exportador de Bélem/Vila do Conde;

Hidrovia da Bacia do Rio São Francisco
1300km Navegáveis ;
Redução de custo;
Em produtos essenciais ao mercado internos de MG, GO, BA e PE(carvão, cimento e fosfatos)

Sistema Hidrográfico Tietê - Paraná
Com a futura interligação dos rios;
Paraguai, Bacia do Prata terá 7.000 km navegáveis.

Hidrovia do Mercosul  unindo quatro países – Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina.

Bacia do Rio Paraguai – 2800 km;
Importante para o Mercosul;
Destaque: terminal ferrohidroviário (opera com minérios, sacaria, gado e carga geral);
Sistema Fluviolacustre Gaúcho – 1300 km;
Lagoa dos Patos e Mirim ;
Rios Taquari e Jacuí;
Destaque para escoamento de safras de soja e trigo .




Nenhum comentário:

Postar um comentário