Menu

quinta-feira, 11 de junho de 2015

A Primeira Capela de Sumaré

A primeira capela de Sumaré foi construída em 1889. E tinha como padroeira Sant’Ana. A data oficial da fundação de Sumaré é 26 de julho de 1868. Essa data foi escolhida porque se acreditava que a primeira capela tinha sido construída nesse ano. Todavia, não existe nenhum documento que comprove essa data.
A primeira igrejinha ficava aproximadamente onde está hoje a estátua do Coração de Jesus, em frente à Igreja Matriz. Em 1904 foi demolida a primeira igreja, já pequena para abrigar o povo, e construída outra um pouco maior ao redor da primeira. A atual igreja Matriz foi inaugurada oficialmente em 1950, mas concluída vários anos depois.
Até 1914 não havia um padre responsável pelas atividades religiosas. Ele vinha de Campinas, porque a Igreja de Sant’Ana pertencia à Paróquia do Carmo, de Campinas. Nesse ano tornou-se paróquia e teve o seu primeiro pároco.
A atual Igreja de Sant’Ana teve como arquiteto Benedito Calixto de Jesus Neto, conhecido no Brasil inteiro, por ter sido ele quem projetou a Basílica Nacional de Nossa Senhora Aparecida. O terreno onde está a igreja foi doado por Atílio Foffano.

Fonte:
 http://www.sumare.sp.gov.br/promem.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário