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quinta-feira, 18 de junho de 2015

Transporte Rodoviário no Brasil

Começa com a construção da Rodovia Rio-Santos em 1926, única pavimentada até 1940.
As rodovias no Brasil eram precárias.Governo Juscelino criou o slogan 50 anos em 5 – construiu Brasília e trouxe a indústria automobilística para o país.
Rodovia símbolo de modernidade e Ferrovia símbolo do passado.

Pesquisa Rodoviária CNT (2006) Confederação Nacional do Transporte

 Avaliação de 84.382 km de rodovias:
 - 8.811 km de malha na região Norte
 - 24.432 km de malha na região Nordeste
 - 12.397 km de malha na região Centro-Oeste
 - 23.589 km de malha na região Sudeste
 - 15.153 km de malha na região Sul.

Resultado:
38, 4% - regular
24,4% - ruim
12, 2 – péssimo
Conclusão – apenas 25% das rodovias encontra-se em bom estado,

Segundo o DNER.

O custo médio para a restauração de 1,0 km de estrada é de R$ 100 mil, gerando gastos de R$ 530 milhões,dependendo do estado da pista o gasto com combustível pode chegar a 50%.

Características do Transporte Rodoviário

O transporte rodoviário é um dos mais simples e eficientes;
Modal que apresenta um consumo elevado de combustível;
Distâncias superiores a um raio de 500 Km torna-se antieconômico, devido ao custo de consumo energético;
Distribuição física é feita preferencialmente durante o dia;
Nas grandes metrópoles dos países mais desenvolvidos – a distribuição física se dá durante a noite.
Em São Paulo o custo estimado dos congestionamentos de tráfego no ano de 2006.
US$ 386 milhões – considerando-se apenas combustíveis e atrasos.

Principais Equipamentos Rodoviários

- Caminhão plataforma
- Caminhão bau
- Caminhão tremonha ou basculante
- Caminhão aberto
- Caminhão refrigerado
- Caminhão tanque
- Caminhão graneleiro ou silo
- Caminhões especiais – Carreta Heavy lif ; Munk; Cegonha
- Semi-reboques
- Treminhões

Principais Malhas Rodoviárias no Brasil e no Mundo

Destaque para:

BR - 101 – cobre o litoral brasileiro

BR - 116 – Começa na fronteira com o Uruguai, incorpora Régis Bittencourt e Presidente Dutra

BR – 153 – Única que atravessa cinco micro regiões e incorpora trechos da conhecida Belém- Brasília
     
A malha Rodoviária Internacional

Brasil – ligado via rodoviária Uruguai, Paraguai, Argentina e Chile

Argentina – se conecta à Bolívia, Paraguai e Chile

Chile até Venezuela – rodovia Panamericana

Rodovia que interliga Bolívia, Peru, Equador, Venezuela e Colômbia (200km de interrupção da Colombia até o Panamá)

Rodovias que integram a América Central até o México

América do Norte, extensa malha viária, desde o México até o Alasca

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