Menu

sexta-feira, 12 de junho de 2015

Bar Paulista

Esse prédio se localiza bem no centro de Sumaré, na esquina da Rua Sete de Setembro com a Rua Antonio Jorge Chebabi. É o mais antigo prédio da região central da cidade, pois foi construído em 1904. Tem mais de 100 anos! Dizem que no terreno onde ele se ergue havia um grande formigueiro. Seu dono, Antonio do Valle Mello, não conseguia de maneira alguma acabar com as formigas. Então teria dito ao amigo Atílio Foffano que, se ele acabasse com o formigueiro, lhe daria o terreno para construir ali um prédio. Atílio aceitou o desafio, acabou com as formigas e construíu o sobrado. que está de pé até hoje. Custou 14 contos de réis. Uma fortuna na época !
Atílio Foffano morou nele com sua família até 1908, quando o vendeu e foi embora para a Itália. Mais tarde retornou a Rebouças. O povo chamava o prédio de Sobradão do Atílio, e o nome atravessou décadas. No andar térreo funcionou, durante muitos anos um bar, que foi passando de um proprietário para outro. Mas, o nome do bar nunca mudou. Chamava-se Bar Paulista. Até hoje o prédio é chamado assim.
Nos anos 70, o prédio foi comprado pelo Clube Recreativo Sumaré e se transformou num belo espaço de lazer, incorporado à velha sede do Recreativo, que ficava ali do lado. Desativado alguns anos depois, o Clube esteve prestes a vendê-lo a uma grande empresa comercial que iria derrubá-lo. A população se mobilizou, e a Justiça acabou sustando a venda, por se tratar de um monumento histórico, que deverá ser tombado como patrimônio da cidade.

No dia 7 de novembro de 2010 o prédio do Bar Paulista foi demolido para a tristeza do povo de Sumaré.

Fonte:
http://www.sumare.sp.gov.br/promem.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário